Preciosa, primeiro romance de escritora africano-americana editado no Brasil

(Deu em O Globo, por André Miranda). "A narrativa da americana Sapphire, em seu único romance, não é uma leitura que se possa considerar agradável. “Eu levei bomba quando tava com 12 anos por causa que tive um neném do meu pai”, escreve ela, sob o ponto de vista da protagonista, na primeira linha de Preciosa (Record, 192 pp., R$ 29,90 – Trad.: Alves Calado). “Foi em 1983. Fiquei um ano fora da escola. Esse vai ser meu segundo neném”, continua, revelando alguns elementos que serão explorados ao longo da trama. O livro foi lançado nos EUA em 1996 e logo se tornou uma sensação. O que primeiro chamou atenção foi a maneira realista com que a personagem Claireece Precious Jones narra sua própria história. Em seguida, os leitores voltaram seus olhos para a professora negra, lésbica e até então autora de poesias de pouca repercussão, responsável por criar Precious. “Eu me defino como uma mulher afroamericana, escritora, e que está determinada a usar sua energia para escrever, escrever, escrever e escrever mais”, contou Sapphire ao Globo, em entrevista por telefone. O romance chega ao Brasil este mês".

Comentários

Postagens mais visitadas