Ministra da Igualdade Racial representa o governo brasileiro na I Cúpula sobre a Diáspora em Johannesburgo




Deu no portal Áfricas

Johannesburgo, maior cidade da África do Sul, sedia até amanhã (25), a I Cúpula Africana Global sobre a Diáspora. Participam do encontro Chefes de Estado e de Governo do Caribe, da América do Sul e Latina, além de representantes da diáspora africana. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, representa o governo brasileiro na Cúpula, que será concluída com a divulgação de uma Declaração e de um Programa de Ação com propostas de cooperação entre os países participantes.
A abertura do evento terá pronunciamentos do presidente do Benin e da União Africana, Thomas Boni Yayi, do presidente da África do Sul, JG Zuma, e de representantes da Diáspora Africana. A solenidade terá também uma breve exposição sobre a Integração da Diáspora no Continente como homenagem ao Dia da África.
A cúpula é motivada, entre outras razões, pela necessidade de estabelecimento de parcerias entre o continente africano e sua Diáspora por meio do diálogo sustentável e efetiva colaboração entre os governos e povos de diferentes regiões do mundo. O encontro considera a necessidade de celebrar e preservar a herança compartilhada entre a África e os povos de ascendência africana na Diáspora, bem como a premência de conferir uma correta perspectiva à história africana.
25 de Maio
Não por acaso, a Cúpula acontece em 25 de maio - Dia da África. A data marca a criação, em 1963, da Organização de Unidade Africana (OUA), principal defensora da causa africana a nível mundial. Em 2001, na Líbia, estadistas reunidos na V Cimeira Extraordinária da OUA, proclamaram a fundação da União Africana (UA). Justificou-se o ato pela necessidade de acelerar o processo de integração regional; promover e consolidar a unidade do continente; fomentar a união, a solidariedade e a coesão; eliminar o flagelo dos conflitos; e habilitar a África a fazer face ao desenvolvimento político, econômico e social da ordem internacional.
África
Com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados e mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, a África é o segundo continente mais populoso e mais extenso do planeta, ficando atrás apenas da Ásia. Sua população representa cerca de um sétimo do contingente populacional do mundo. Semelhante ao Brasil, cinco dos países de África foram colônias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O idioma, entretanto, não se constitui em única semelhante entre países africanos e o Brasil. Similaridades culturais, históricas e sociais revelam heranças de africanidade na identidade dos brasileiros, que são mais de 50% afrodescendentes.

Comentários

Postagens mais visitadas