CONVITE PARA PARTICIPAR DE CONSULTA PÚBLICA:



A Fundação Cultural Palmares está elaborando uma publicação sobre O RECORTE RACIAL E DE AFRICANIDADES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECAS, a partir de diálogo institucional com a DLLLB (Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) que objetiva referenciar políticas públicas para o setor pelos próximos dez anos.

A publicação está sendo construída com as contribuições de escritoras e escritores negros e periféricos, críticos e agentes do mundo editorial (editoras e livrarias negras, comunitárias e periféricas), leitoras e leitores, pessoas interessadas no mundo do livro, de um modo geral. Esta breve consulta pública por meio de sete questões estruturadas também integra o processo constitutivo da publicação.

Podemos nos perguntar por que que incluir a literatura periférica em uma abordagem da literatura negra? Porque é nossa vocação alcançar a população negra onde quer que ela esteja e existe um número significativo de autoras e autores negros dentre os escritores periféricos. Alguns têm identidade negra bem definida, outros ainda estão perdidos no eterno devir negro que caracteriza as relações raciais no Brasil. De toda forma, juntá-los à literatura negra é uma forma de fortalecer autores e autoras que fazem a demarcação racial e /ou de africanidades no trabalho desenvolvido via literatura periférica.

Pretendemos produzir um diagnóstico robusto da realidade sociocultural do setor do livro, leitura, literatura e bibliotecas transversalizado pelas dimensões de raça e africanidades. Queremos mapear quem somos, como estamos e o que queremos ser. De maneira rica, diversa e contributiva.
Intentamos, de um lado, como vem sendo feito nos Planos Setoriais de Cultura, detectar fragilidades, obstáculos e desafios por superar, e de outro, salientar oportunidades, vocações e potencialidades a serem trabalhadas.

Nossa missão institucional é elaborar políticas públicas viáveis e trabalhar com afinco para ampliar o número de atrizes e atores e socioculturais envolvidos em sua execução. Ao concretizar esta publicação estamos traçando um caminho, planejando. Venha conosco, dê sua contribuição ao responder as questões abaixo. Sinta-se à vontade também, para acrescentar outros elementos além dos que conseguimos abordar. O prazo final para envio das respostas ao e-mail cidinha.silva@palmares.gov.br é 17 de outubro de 2014 (mas, o quanto antes, melhor para o trabalho de sistematização).

1 - Qual é a situação atual do livro em relação à comunidade negra e/ou periférica de sua cidade? Por favor, descreva a situação concreta, considerando os produtores de livros, seus temas e matrizes, bem como o público leitor, aquele que dialoga com o livro de diferentes formas.
2 - Qual é a situação atual da literatura negra e/ou periférica em sua cidade?
3 - Qual é a situação atual das bibliotecas públicas, comunitárias e/ou periféricas, seu acervo e política para as comunidades negra e periféricas em sua cidade? Quais são suas críticas e sugestões para enfrentar o tema? Conhece experiências relevantes que possa compartilhar conosco?
4 - Quais bibliotecas você conhece e que apresentam frequência significativa de pessoas negras e/ou moradores de periferias? Que fatores levam os frequentadores a essas bibliotecas?
5 - Que cenário literário você imagina para 2020? Qual seria nosso mundo ideal quanto à literatura negra? Quanto à literatura periférica? Quanto às bibliotecas comunitárias?
6 - Em sua opinião, qual será o perfil da escritora e do escritor negro no futuro próximo, em 2020?  Quais serão seus temas? Como será sua dicção? O que você espera? O Que sugere? Por quê?
7 - A frase “O livro como território de conhecimento”... a/o faz divagar por onde? Leva-a/o por quais caminhos?

Nome:
Idade: (  )menos de 20 anos
       (  )de 21 a 30 anos
       (  )de 31 a 40 anos
       (  )de 41 a 50 anos
       (  )mais de 50 anos
Atividade cultural ou profissional:______________________________________________
Cor/raça (de acordo com o IBGE): (  )Preta
(  ) Parda
(  ) Indígena
(  ) Amarela
(  )Branca
Outra:_________________________________________
Cidade:                        Estado:
Endereço postal completo (com CEP) para receber um exemplar da publicação posteriormente



Comentários

Postagens mais visitadas