Mais sobre o livro Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil


Por Cidinha da Silva

O capítulo III trata das dimensões de africanidades e relações raciais nas políticas públicas para o livro no Brasil, é aberto pela querida Mazza, decana das edições negras contemporâneas no Brasil com sua Mazza Edições, perseverante há 33 anos no mercado editorial.
É seguida por Esmeralda Ribeiro, timoneira do Quilombhoje, experiência altiva de editoria negra que demarca espaço na literatura brasileira há 37 anos com a publicação Cadernos Negros.
Marcelo d’Salete nos apresenta a produção dos quadrinistas negros e alguns de seus dilemas.
Fernanda Felisberto e Ricardo Riso valem-se do conceito de literatura negro-brasileira, cunhado pelo escritor Cuti, para problematizar a cena editorial do país.
Pablo Guimarães investe na perspectiva da bibliodiversidade e escrutina o mercado editorial do ponto de vista das pequenas editoras negras e periféricas.

SOBRE AS AUTORAS E AUTORES
Maria Mazarello
Fundadora e editora da Mazza Edições, tem seu percurso intelectual e humano marcado pelo envolvimento com as questões sociais, políticas e culturais do Brasil. A experiência acumulada como uma das fundadoras da Editora do Professor e da Editora Vega, nos anos 60 e 70, e, logo após, com o mestrado em Editoração realizado em Paris, se consolidou através da Mazza Edições, que testemunhou alguns dos principais acontecimentos da sociedade brasileira das últimas décadas.
Esmeralda Ribeiro
É jornalista, escritora e pesquisadora da literatura afro-brasileira. Integra o Quilombhoje Literatura, grupo paulistano de escritores afros. Obra individual: Malungos e Milongas. São Paulo: Ed. da Autora, 1988 (conto); Gostando mais de nós mesmos (co-autoria). São Paulo, Ed. Gente, 1999. Tem trabalhos nos Cadernos Negros; Moving beyond boundaries. International dimension of black women’s; Finally us. Contemporary black brazilian women writers, entre outras. Contatos: www.quilombhoje.com.br / quilombhoje@quilombhoje.com.br
Marcelo d’Salete
Marcelo d´Salete, professor da Escola de Aplicação da FEUSP; mestre em História da Arte pelo programa PGEHA/USP. Autor dos livros de quadrinhos Cumbe, Noite Luz e Encruzilhada. Contatos:
www.dsalete.art.br
dsalete@yahoo.com.br

Fernanda Felisberto
Fernanda Felisberto é Doutora em Literatura Comparada (UERJ), Profª de Literatura Brasileira na UFRRJ,  Pesquisadora do CNPq/UFRRJ GEDIR - Gênero, Discurso e Imagem.

Ricardo Riso
Pseudônimo de Ricardo Silva Ramos de Souza. Mestre em Relações Etnicorraciais (CEFET/RJ). Pesquisador de Estudos cabo-verdianos: literatura e cultura (USP); Coorganizador do livro “Afro-rizomas na diáspora negra: as literaturas africanas na encruzilhada brasileira” (2013).

Pablo Guimarães
Pablo Guimarães de Araújo é graduado em Comunicação Social pelo UNI-BH, especialista em Revisão de Textos pela PUC Minas e mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Faz parte do grupo de pesquisa em “Escritas profissionais e processos de edição”, do CNPQ, e estuda o mercado editorial e as novas possibilidades de publicação de livros. É professor substituto do Curso de Letras (Tecnologias da Edição) do CEFET-MG e editor assistente na Mazza Edições.


Comentários

Postagens mais visitadas